Fique por dentro no Blog Revalide

OS TRAMITES PARA O APOSTILAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO ADVINDA DO EXTERIOR

A Convenção da Haia de 05 de outubro de 1961, dispõe sobre a Eliminação da Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros (também conhecida como Convenção da Apostila) é um Tratado Internacional que visa simplificar o processo de autenticação de documentos a serem usados no exterior. Foi promulgada no Brasil pelo Decreto 8.666/2016. A partir de sua entrada em vigor, em 16 de agosto de 2016, ao invés de percorrer toda uma cadeia de legalização, os cidadãos dos países signatários devem recorrer a um único procedimento, que consiste na emissão da Apostila.
O apostilamento de documento estrangeiro deve ser realizado no país que o emitiu. Assim você deve entrar em contato com a embaixada ou consulados do país emissor do documento.
Lembramos que documentos que já possuem a LEGALIZAÇÃO CONSULAR, efetivada anteriormente, não é necessário refazer nenhum tramite.
O que é a Convenção de Haia?
A Convenção relativa à supressão da exigência da legalização dos atos públicos estrangeiros, popularmente conhecida como apostila da Convenção da Haia, é um acordo estabelecido pela Conferência da Haia de Direito Internacional Privado (HCCH).
O que é um documento apostilado?
Apostila é uma autenticação emitida nos termos da Convenção de Haia que garante a procedência de um documento público nacional para ter validade e eficácia no exterior, eliminando o procedimento de legalização, muitas vezes complicado, demorado e dispendioso. ... O cartório entrega os documentos apostilados ao interessado.
Confira se o País onde você se graduou faz parte da referida convenção.
Os Países Signatários da Apostila de Haia são os seguintes:
http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/paises-signatarios
Havendo duvidas entre em contato conosco através dos e-mails .(O JavaScript deve estar ativado para ver este endereço de e-mail) e .(O JavaScript deve estar ativado para ver este endereço de e-mail)
Fonte: REvalide